Das Raízes às Flores
Grupo Terapêutico para Mulheres
Se você sente que precisa de renovação em algumas estruturas internas e também de um fortalecimento do seu potencial inato, esse é um convite para você! Um trabalho para mulheres que necessitam integrar o passado, renovar a conexão com os seus ciclos mais profundos e se abrir para a sua potência de vida!
Nossa natureza instintiva e profunda necessita ser vista e cuidada. Ela não cabe em caixas e em formatos gerais ou pré-estabelecidos por nós mesmas ou pelo nosso meio. A vida criativa de uma mulher é ativada na medida em que ela se atualiza de seus próprios processos internos, adentrando na sua mata fértil e trabalhando com os apegos e crenças que prometem uma vida aparentemente segura e protegida, mas instalam um verdadeiro deserto, em que a maior ausência é a de si mesma.
A proposta
Das Raízes às Flores é um grupo terapêutico para mulheres que necessitam de um espaço de reconexão consigo mesmas, de compromisso com seu trabalho interior, de aprofundamento na sua própria história, de fortalecimento do seu potencial inato e de abertura para uma relação mais verdadeira consigo e com o outro.
Durante seis meses nos encontraremos via zoom com regularidade para vivenciar um trabalho interior e terapêutico profundo, para nos encorajar mutuamente a abrir os nossos corações, para cuidar das nossas dores, integrar partes soltas da nossa história, acolher a nossa humanidade e ativar nosso potencial inato e nossa energia vital.
Condução
A condução de todo o processo será feita por mim, Mariana Rattes, com base na Gestalt Viva e Integrativa proposta por Claudio Naranjo e também inspirada pelos meus estudos como Consteladora, Terapeuta de Leitura de Aura e praticante de Meditação.
A Gestalt é uma linha terapêutica que nos traz para o aqui e agora, nos ajudando a integrar aspectos da nossa história que ficaram em aberto, ciclos viciosos que nunca se fecham e nunca se satisfazem e que roubam a nossa potência de vida no momento presente. Além disso, a Gestalt proposta por Claudio Naranjo é mais do que só uma ferramenta terapêutica, é uma filosofia de vida, que nos traz uma forma nova de se relacionar com nosso mundo interno e com o outro, com mais transparência, autenticidade, presença e autorresponsabilidade.
Irá somar-se a minha condução, a participação de outras Terapeutas/Facilitadoras Convidadas, todas cujo trabalho tem extrema relevância para o fortalecimento da Mulher no mundo, além de serem profissionais com pesquisas e vivências inspiradoras e que tem me apoiado e apoiado muitas outras mulheres em seu desenvolvimento pessoal. As terapeutas convidadas irão conduzir vivências ligadas a temas relacionados a essa proposta, contribuindo para o enriquecimento do trabalho. A partir dessas experiências, ganharemos ainda mais material fértil para aprofundarmos no nosso trabalho em grupo.
A força e a beleza do trabalho em grupo
O trabalho terapêutico em grupo nos convida a enfrentar nossos medos e nossas zonas de conforto. Através dos espelhamentos e das partilhas, somos desafiadas a encarar nossas defesas e bloqueios internos, o que nos possibilita acessar conteúdos que muitas vezes estão renegados às nossas zonas inconscientes e cegas, sendo aspectos difíceis de serem trabalhados apenas por nós mesmas ou no processo terapêutico individual.
Um grupo que se acompanha por um período mais longo também vai se transformando em uma rede mútua de apoio. Essa rede nos abre a oportunidade de integrarmos uma parte de nossas feridas familiares e sociais, nos ajudando a ver e trabalhar com nossas fantasias em relação ao coletivo, ao pertencimento, ao julgamento alheio e à nossa própria auto imagem idealizada.
Sobre a Terapeuta Condutora
MARIANA RATTES
É Gestalt-terapeuta pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo de São Paulo. Também Consteladora, Terapeuta de Leitura da Aura e Professora de Meditação das Rosas, vem se dedicando há mais de 10 anos a unir, em seu caminho pessoal e profissional, mergulhos psicoterapêuticos de autoconhecimento e de aprofundamento na essência humana à trabalhos vivenciais, expressivos, energéticos e que liberem a espontaneidade para um maior fluir na vida.
Instagram:
@caminhosdecrescimento