top of page

Constelação Sistêmica

A Constelação Sistêmica é uma ferramenta terapêutica que favorece a ampliação da percepção, da compreensão, do movimento curativo e da integração de questões e dinâmicas difíceis que atravessam as nossas vidas. 

 

Considerando que o indivíduo está intimamente atrelado aos seus sistemas, tanto ao familiar de origem quanto aos sistemas sociais do qual faz parte, as Constelações propõem uma forma de trabalhar com esses sistemas para revelar e transformar as dinâmicas ocultas que nos mantêm enraizados em padrões disfuncionais. Assim, o trabalho nos permite uma conexão mais profunda com a nossa realidade humana interna e com tudo em nós que é afetado pela realidade desses sistemas que nos cercam e nos constituem.

Através da experiência vivencial que a Constelação Sistêmica proporciona,  vamos nos abrindo para tocar o nosso coração, encontrando espaços para expressão e percepção de aspectos do próprio passado e da ancestralidade que foram ocultados e represados. 

 

Essa vivência nos ajuda a ir além das nossas narrativas intelectuais e defesas egóicas e nos abre para a possibilidade de encontrar o nosso verdadeiro lugar no mundo, com todo o potencial que nos cabe nessa existência. 

 

São dois os formatos possíveis para realização do trabalho: A Constelação em Grupo e a Constelação Individual. Não existe um formato melhor do que o outro. Existe o formato que melhor se adequa às suas necessidades do momento. Ambos têm imenso potencial de trazer benefícios para a pessoa constelada.

Constela%C3%A7%C3%A3o%20de%20Bonecas%20(5)_edited.jpg

Constelação Individual

Na Constelação Individual são utilizados bonecos de madeira, papéis, almofadas,  cordas ou variados objetos para marcar cada integrante do campo. O facilitador vai se conectando e ajudando a pessoa que recebe o trabalho a se conectar com cada um dos aspectos que compõem aquele campo e com as dinâmicas presentes nele.

 

A Constelação Individual acontece mais diretamente no interior da pessoa, podendo alcançar rapidamente uma maior profundidade se a pessoa estiver aberta e receptiva ao trabalho ou podendo encontrar maior dificuldade de assimilação no caso da pessoa estar mais resistente ou cética;

 

As vantagens da Constelação Individual são:

 

  •  Maior privacidade, intimidade e concentração devido ao número menor de pessoas envolvidas no trabalho;

 

  • Maior disponibilidade de horários para a realização;

 

COMO E QUANDO ACONTECE

Presencialmente ou via zoom, dura entre 1h30 e 2h.

 

Constelação em Grupo 

Na Constelação em grupo, alguns integrantes trazem suas questões para serem consteladas e os demais servem a essas constelações como participantes. Os participantes representam os integrantes do sistema e da questão constelada, comunicando sensações e percepções a partir do lugar que passam a ocupar no campo. 

 

A partir do campo que é formado pelos representantes é possível compreender melhor as dinâmicas e encontrar um movimento curativo que traga integração e paz para a questão trabalhada e para o sistema como um todo. 

 

As vantagens da Constelação em grupo são:

 

  • A força coletiva do grupo fortalece o campo e o enriquece com informações e uma variedade de perspectivas e possibilidades;

 

  • A possibilidade de se ultrapassar o excesso de ceticismo e observar e compreender os fenômenos que ali acontecem concretamente e de forma viva com cada uma das pessoas como testemunha;

 

  • A cura coletiva que uma constelação pode oferecer a um número grande de pessoas simultaneamente, o que traz um fortalecimento nos efeitos que o trabalho exerce sobre a pessoa que recebe a constelação;

COMO E QUANDO ACONTECE

Presencialmente ou via zoom, em dias previamente agendados e divulgados.

 

Quer receber informações sobre o próximo grupo de Constelações? Clique aqui!

bottom of page