O Movimento 5 está ligado ao quinto chakra e chama-se EXPRESSÃO E MANIFESTAÇÃO- REPRESSÕES E EXCESSOS.
O quinto chakra está localizado na garganta, relacionado a glândula tireóide e se relaciona com o poder de comunicação, manifestação e expressão da própria verdade.
É ali que nos encontramos com parte das nossas expressões que foram reprimidas e também com excessos da fala para preencher o vazio do coração.
Através da conexão com esse chakra podemos avaliar o que realmente faz sentido para nós e como comunicamos ao mundo as nossas necessidades e aquilo que temos para oferecer e manifestar.
Segundo Isha Lerner, "essa área é uma passagem entre o corpo e a mente. Por intermédio do Chakra da Garganta, a pessoa pode dizer verdades mantidas por muito tempo em silêncio sobre mágoas passadas e, nesse processo encontrar paz interior e liberdade pessoal.''
No trabalho interior, é possível integrar essa região e esses aspectos quando olhamos para a nossa vida e nos deparamos com o que temos manifestado e com a forma como nos expressamos e comunicamos quem somos, tanto num âmbito íntimo quanto social.
Como você lida com o que é verdadeiro para você? Você sustenta, expressa e lida com as consequências? Ou teme fazer contato mais profundo com suas verdades, disfarça e distrai-se daquilo que não é agradável? Ou se você faz contato e sabe o que sente e necessita e pensa como você lida com isso na hora de expressar? Acomoda e adapta o que sente para agradar e pertencer? Ou corre os riscos de ser fiel a sua verdade e desagradar o entorno? Ou até mesmo com medo de desagradar, contrafobicamente, você expressa sem filtro tudo o que está em você?
Trabalhar o quinto chakra é trabalhar sua ponte de expressão e comunicação com o mundo, essa ponte entre o dentro e o fora. Não há muito como se enganar em relação a como anda esse chakra, pois ele resulta no que expressamos e materializamos na vida concreta e nas nossas relações. Assim que ao olhar para a forma como nos expressamos e realizamos o que temos para realizar estamos olhando para a forma como esse chakra está em nossa vida, se em equilíbrio ou desequilíbrio.
A IMPORTÂNCIA DE DESBLOQUEAR A EXPRESSÃO
O quinto chakra localizado na garganta é um ponto sensível para todos nós que vivemos nessa cultura de máscaras sociais e status e fala de um trabalho necessário mas desafiador, especialmente para nós mulheres.
Há muito tempo as mulheres vêm sendo desmoralizadas nesse ponto da expressividade, por '' falar demais'', '' fazer fofoca'', serem ''desbocadas'', ''atrevidas'', ''exibidas''... Vários são os fantasmas e introjetos relacionados a expressividade feminina e junto com o ''fecha as pernas'' vêm invariavelmente o "cala a boca''.
Assim, que fomos aprendendo ou a nos calar ou a expressar tudo de forma visceral e marginal para não precisar nos aprisionar. É claro que esse não é um fenômeno que acontece somente com as mulheres, mas ele é bem evidente entre nós.
Resgatar o lugar de fala e o direito à própria expressividade é um trabalho necessário, até mesmo urgente, mas que não é fácil e que não vem acoplado sem o custo de arriscar não mais pertencer.
No entanto esse custo começa a valer a pena se nos damos conta de que quando a expressividade e o poder de manifestação da própria verdade é bloqueado, adoece-se, psiquicamente ou até mesmo fisicamente. A vida fica murcha ao invés de florescer, o sentido de direção e de propósito são perdidos e passa-se a perseguir qualquer coisa menos os anseios mais profundos do coração.
O que te falta para que você possa se apropriar das suas verdade e expressá-las, manifestando aquilo que faz sentido para você?
O que está no caminho da liberação do seu potencial expressivo?
Investigar esses aspectos e trabalhar eles é um ato de mini-revolução que pode trazer profunda libertação interna e também um maior intimidade e potência para as nossas relações, tanto as íntimas quanto com a que estabelecemos com o mundo social.
Esse tema mexe com você? Você é sempre bem vindo a compartilhar suas reflexões comigo por email: caminhosdecrescimento@gmail.com
Seguimos!
コメント